Antes de falar sobre modelagem BIM em Projetos, primeiramente, precisamos saber de fato o que é BIM.
Segundo a Autodesk, empresa de softwares de design, engenharia e entretenimento 3D, BIM é um processo 3D inteligente baseado em modelo que equipa os profissionais de arquitetura, engenharia e construção (AEC) com as informações e ferramentas que lhes permitem planejar, projetar, construir e gerenciar edificações e infraestrutura com mais eficiência.⠀
Sabendo o conceito de BIM, modelar nada mais é do que utilizar de ferramentas BIM – como por exemplo, o REVIT – para a realização de projetos de engenharia.
Dessa forma, sabendo dessa importância e o impacto de que essa metodologia gera na qualidade e economia dos projetos , cabe ao profissional da área se aperfeiçoar nessa tecnologia.
⠀
Falando mais especificamente do software REVIT, ele ajuda os projetistas a tomarem as melhores decisões, aprimorar a qualidade e permitir a integração entre diversos projetos(elétrico, hidrossanitário, arquitetônico) garantindo mais eficiência em todo o ciclo de vida do projeto.⠀
No cunho técnico, os projetistas criam modelos em 3D que incluem dados associados a características físicas e funcionais do projeto. Os dados de um modelo definem os elementos do projeto e estabelecem comportamentos e relações entre os componentes. (AUTODESK)
Um exemplo claro é, quando um elemento de um modelo muda, todas as vistas são atualizadas e essa alteração aparece em vistas de corte, elevação e folha. Os dados podem ser usados em análises e simulações avançadas, e também para incluir visualizações realistas.
Dessa forma, toda a confecção do projeto se torna mais rápida e menos passível à erros.
Confira abaixo um exemplo de uma modelagem em BIM, feita no REVIT:
Com a modelagem em BIM, conseguimos fazer projetos mais próximos a realidade do cliente visando qualidade, segurança, economia e eficiência.
Modelagem BIM em Projetos: BIM é lei no Brasil
De acordo com o Decreto nº 10.306, de 2 de abril de 2020, o Building Information Modelling (BIM ou Modelagem de Informações da Construção) deverá ser utilizado na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal em 2021.
Já existem vários países que já implantaram e adaptando ao modelo e um deles é o Brasil. Confira no mapa abaixo:
Sendo assim, o profissional de Engenharia/Arquitetura, deve estar sempre a frente de tecnologias e inovações no ramo, e por esse motivo deve se atualizar e adotar o uso da metodologia BIM em sua organização interna, a fim de fornecer as melhores soluções personalizadas para os clientes.
Se você quer projetar com segurança, eficácia, produtividade e qualidade para os seus clientes, aconselho a ver este artigo onde indico os 4 melhores cursos de projetos em BIM no software Revit.
Gostou do Conteúdo?
E aí, gostou deste conteúdo? Já conhecia algum destes cursos listados no artigo? Deixe seu comentário a respeito disso ou de qualquer outra dúvida que tiver.
Aaah! Não se esqueça de seguir nossa página no Instagram. Lá também divulgamos conteúdos diversos na área da Engenharia, tenho certeza de que irá gostar.
Instagram: @engenheiroaplicado